O que é funcionalidade? Por que esse é um parâmetro importante nos idosos?
- agweshare
- 7 de jul. de 2022
- 1 min de leitura
Atualizado: 16 de abr.

A funcionalidade inclui a capacidade de realizar atividades diárias básicas (alimentação, banho, higiene íntima, vestir-se) e instrumentais (fazer compras, gerir sua vida financeira, tomar medicamentos) de forma independente, é um determinante fundamental da qualidade de vida de todos nós e principalmente das pessoas idosas.
A perda de funcionalidade está associada ao aumento da dependência, do risco de quedas e à institucionalização.
A prática regular de atividade física regular, incluindo exercícios aeróbicos, de fortalecimento muscular e multicomponentes, demonstrou ser eficaz na melhoria da capacidade física e na prevenção da imobilidade, fragilidade e perda de dependência na população idosa.
Além disso, programas de intervenção multicomponentes, que incluem terapia ocupacional, fisioterapia e treinamento cognitivo, demonstraram benefícios significativos na melhoria das atividades da vida diária (AVD) e das atividades instrumentais da vida diária (AIVD).
A estimulação cognitiva e social também desempenha um papel importante, pois pode melhorar o funcionamento cognitivo geral e domínios específicos, como memória e orientação, o que é essencial para manter a independência funcional.
Além disso, uma dieta saudável, incluindo alimentos variados e hidratação adequada também está associada a melhora na vitalidade e na locomoção.
Promover a manutenção da funcionalidade em idosos é fundamental para manter sua independência, reduzir o impacto das doenças crônicas e melhorar sua qualidade de vida.
A implementação de programas de exercícios estruturados, intervenções multicomponentes e estratégias de estimulação cognitiva são abordagens eficazes para atingir esses objetivos.
Comentários